quarta-feira, fevereiro 24, 2010

3º dia - 28 de janeiro de 2010 - Havana - Passeata a José Martí


José Martí é tido como um dos maiores heróis nacionais de Cuba. Há bustos seus por toda parte, principalmente nas escolas. É também conhecido como "El Maestro".

O herói morreu em 1895 em uma batalha em Boca de Dos Rios com 42 anos. Sua morte representa um passo em direção à liberdade cubana. O poeta, jornalista e ensaista, que viveu exilado durante anos, participou de diversas conspirações contra a colonização espanhola.


Representação estudantil: discurso político e memória da revolução




Descida da passeata. União e representação de diversos grupos.


Tive a oportunidade de presenciar a passeata que é feita anualmente em homenagem ao nascimento do herói (Havana, 28 de janeiro de 1853). Há uma concentração grandiosa de estudantes na escadaria da Universidade de Havana. Concentrados, os estudantes relembram a alma do herói e proclamam glórias à revolução. Depois disse, acendem tochas e descem a avenida San Lázaro até o monumento a Antonio Maceo, outro herói cubano.



Como é possível ver nos vídeos, a passeata impressiona pela mobilização e engajamento dos estudantes. Porém, conversando com uma advogada que estudou na mesma universidade, percebe-se que nem tudo são flores. A participação na passeata está atrelada aos pontos escolares. Ao chegar ao final do percurso, os estudantes ganham o que eu entendi como um certificado de participação que está atrelado ao desempenho acadêmico de cada um. Participar da passeata, é, segundo ela, um dos muitos atos que devem ser feitos por um estudante caso ele queira ser visto como defensor do partido. Isso em outras palavras dentro da universidade significa prosperar academicamente.

Marcadores: ,

1 Comments:

At 5:10 AM, Anonymous Anônimo said...

you have a wonderful site!

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home