domingo, fevereiro 21, 2010

Sobre as moedas

A moeda nacional (acima) e o peso conversível (abaixo)

Para se localizar em Cuba, é importante ir já sabendo como funciona o sistema monetário por lá.

Há duas moedas que circulam no país.

O peso cubano, também chamado de moeda nacional (MN) e o peso convertível (CUC), que é quase equivalente ao dólar, um pouco mais valorizado.

O peso cubano é a moeda oficial dos cubanos. Os salários são pagos nessa moeda e a maioria dos produtos e serviços oferecidos pelo governo também são em moeda nacional.

O CUC serviria oficialmente para os turistas. Estes pagam em valores mais próximos à sua realidade por produtos e serviços que são quase sempre superiores aos oferecidos em moeda nacional.

Qual o problema? O acesso dos cubanos ao mercado de consumo em CUC. Um CUC é equivalente a 25 MN.

O salário de um cubano varia em média de 250 a 400 MN. Ou seja, de 10 a 16 CUC. Se 1 CUC = 0,89 US, você percebe o quanto o salário dos cubanos é desvalorizado, pensando em valores mundiais.

Mesmo produtos como cerveja e rum, que são produzidos no país, são produtos que são de difícil acesso ao cubano, se este não fizer algum dinheiro na divisa. Vou dar alguns exemplos:

1 cerveja (Bucano ou Cristas, as duas marcas do país) = 1 CUC ou 20 MN
Refeição em restaurante = 3 a 5 CUC
1 garrafa de rum Havana Club de 700 ml = 3 CUC
Bolacha Passatemo (Brasil) = 1,25 CUC

É verdade que serviços básicos para os cubanos eram muito baratos. Exemplos:

Ônibus - 0,20 a 1 MN
Refresco - 1 MN
Taças de sorvete Copellia - 1 a 3 MN
Pizza - 2 a 3 MN
Museus - 2 a 6 MN (turistas pagavam em CUC)

Pode parecer bom, mas o que de fato vi foram muitos cubanos tentando de alguma forma ganhar dinheiro na divisa para ter acesso também aos produtos que são vendidos em CUC. Na casa da Angela, por exemplo, trabalhava como diarista uma advogada que ganhava por dia 3 CUCs. Supondo que ela trabalhe 10 dias por mês, ela ganhará 30 CUCs, o que já é maior do que qualquer salário pago aos cubanos em MN.

Trocar dinheiro é relativamente simples, mas há filas nos bancos e nas casas de câmbio (cadecas).

Se for visitar Cuba, leve euros. Há uma multa de 10% aplicada sobre o dólar, o que faz com que o câmbio caia de 0,89 para 0,81 CUC.

Marcadores: , , , ,