sexta-feira, fevereiro 19, 2010

2º dia - 27 de janeiro de 2010 - Havana

Fachada da casa da Angela e Henrique, Vedado, Havana


Parede interna da casa. Decoração com retalho de azulejos e pequenas esculturas


Família na casa da Angela: Rosario (Chaio, tia da Ângela), Henrique, Angela, Ivete (advogada que trabalhava como diarista na casa) e Javier (?, irmão do Hernique)


Sobre a casa particular


As casas particulares são um tipo de hospedagem muito comum em Cuba. São fruto do chamado período especial que se deu após a queda do muro de Berlim e a consequente escassez de recursos no país em função da queda brutal de auxílio que Cuba recebia da então União Soviética.

A escassez fez com que o governo abrisse mão de alguns princípios. Entre eles, a possibilidade de um cubano abrir um negócio próprio. Foi então permitido que abrissem dois tipos de negócio: os paladares (pequenos restaurantes) e as casas particulares. O modelo da casa particular permitia que um cubano alugasse um ou dois quartos de sua residência para turistas, seguindo os padrões de qualidade e controle exigidos pelo governo.

O período especial passou, mas as casas particulares continuam sendo uma forma que os cubanos encontram de ganhar dinheiro também na divisa (termo usado para a outra moeda que circula no país, equivalente ao dólar). Para os turistas, representa um meio econômico de estadia, além de uma experiência fantástica de conviver com os cubanos durantes os cafés da manhã e à noite.

A casa que fiquei em Havana, a casa da Angela e do Henrique (as casas recebem os nomes dos próprios moradores, numa saborosa experiência de hospitalidade) ficava a duas quadras da universidade de Havana, no limiar entre o bairro de Vedado e o bairro de Centro Habana. Digo limiar, uma vez que eram realidades um tanto quanto distintas. De um lado, uma Havana que ainda respira o glamour dos anos 50 (Vedado) e do outro, a Havana populosa, encurtiçada e de vida mais difícil.

Marcadores: , , ,

1 Comments:

At 4:13 PM, Blogger Dani said...

Conta maaaaaaiiiissss!
Estou adorando visitar Cuba com vocë.
Beijos, saudade.

 

Postar um comentário

<< Home