quinta-feira, novembro 09, 2006

Osasco


Foram três semanas imerso num projeto social de incubação de empreendimentos. Nesses projetos, as pessoas são capacitadas e motivadas à auto-gestão. Um dos módulos foi o de comercialização e marketing e lá fui eu para as aulas.

Tudo aconteceu na cidade de Osasco mesmo, algumas aulas no centro e outras na periferia da cidade. Foram dias excelentes de aprendizado e construção para os alunos, mas também muito para mim.

Quebrei alguns pré-conceitos estabelecidos sobre comunidades e também sobre mulheres, já que elas eram a maioria dos alunos. Vi mulheres fortes, ouvi estórias bonitas, engraçadas e tristes. Vi trabalhos de artesanato lindos, vi descendentes indígenas lutando para sobreviver na cidade grande. Vi gente sem emprego, com quatro filhos e ainda sim de bem com a vida. Comi bolos e comidas caseiras maravilhosos...

No final, vi gratidão, seja pelos pequenos presentes que ganhei (ali embaixo), seja pelo abraço no final do curso, seja pelo leve olhar de esperança que vi naqueles rostos que deixavam as salas. Senti, afinal, uma paz de espírito imensa.



Os presentes: um chaveiro de urso feito de biscuí, dois porta-copos feitos de bagaço de cana e dois porta-lápis feitos de jornal.

2 Comments:

At 10:34 PM, Blogger Vivien Morgato : said...

Tarcísio, vi como vc estava entusiasmado com o projeto. Parabéns por mais essa conquista.
bj.

 
At 8:24 PM, Blogger Tatiana Amendola Sanches said...

que bacana!
parabens!

 

Postar um comentário

<< Home