Museus
No outro final de semana nós professores bacanas de "Leituras Clássicas" levamos os alunos lá da faculdade para um passeio pelos museus de São Paulo e um tour pela cidade.
Além dos atrativos em si, fiquei encantado com a recepção e comentários dos alunos sobre o que viam, os prédios famosos de São Paulo que iam reconhecendo e a diversão que pareceu tomar conta de todos ali.
Pra quem está acostumado com museus (coitado de mim que ainda não conhece o Louvre... mas que por outro lado conhece o Paraty, Paranapiacaba e Ouro Preto), é de admirar o contato, muitas vezes primeiro, dos alunos com exposições temáticas, como foi a dos Deuses Gregos na FAAP. Em cima de comentários e questionamentos, é possível ver o olhar, atento para coisas engraçadas e curiosidades, o que torna o diálogo interessante.
É um estranhamento que pode se tornar gosto se estimulado e é isso que venho tentando fazer ultimamente. Provocando e esperando reações.
Como nem tudo na vida é uma provocação, desafios como esses são sempre muito bem vindos. Dividir cultura, por singela que seja, é mesmo um prazer.
Daí talvez o prazer do artista e a visão do artista que pode existir em todos nós, se estimulada, se aberta, se atenta...
3 Comments:
Moço, que dificil postar aqui...
Museus, arte, cultura, é nessas horas que morar numa cidade grande parece plausível.
Abraços
O livro se chama Correio Feminino, Clarice, quem diria, dava conselhos sobre a casa, os afazeres domesticos numa coluna de jornal para complementar a renda. Parece que ela não se orgulhava mto do emprego e usava um pseudonimo.
Ainda não li, mas dizem que o livro é delicioso e que, mesmo escrevendo para sobre algo, aparentemente fútil, Clarice ainda conseguia ser crítica.
Bj
Tarcisio, acho que o bacana é sentir que a gente pode fazer diferença.;0)
Postar um comentário
<< Home