domingo, maio 20, 2007

Cordéis encantados



E nesse final de semana aconteceu a primeira virada cultural nas cidades do interior de São Paulo, incluindo Campinas. Motivo para nos tirar da toca um pouco e lembrar que vivemos numa cidade diversa, complexa e multifacetada como toda cidade grande.

Os eventos de ontem deixaram a cidade mais viva, com gente pelas ruas, movimentos e cenas da madrugada. A dança da "umbigada" de uma comunidade negra da cidade de Campinas fez do caldo cultural ainda mais atraente, provocando gregos e troianos e se lambuzarem desse caldo, encaixando "umbigadas" nos parceiros de dança. Era ver para crer.

E hoje fomos ao show do Cordel do Fogo Encantado. Antes, passou pelo palco da estação cultural também o Mercado de Peixe. Excelente o show do Cordel, o do Mercado não chegamos a tempo de ver. Show que me remeteu diretamente aos tempos já longínquos da graduação, onde shows com essas bandas, juntamente com Chico Science e o Mestre Ambrósio, animavam a vida acadêmica que louvava o fora de cartaz, alternativo, regional, enérgico. Era ótimo fazer parte daquilo tudo, ser apresentado a bandas tão irreverentes em contextos onde se poderia esperar de tudo (uma festa de faculdade na USP ou nos EREAS - encontro de estudantes de arquitetura - que também participei). Elas foram, aos poucos, fazendo parte da minha vida da graduação, entrando como estranhas e depois como bem-vindo som.

O show do Cordel que nos tirou da toca lembrou a graça de ser brasileiro, percorreu as veias do corpo, remexeu partes dele já acomodadas, lembrou que a música faz parte do espírito humano e que não deve ser esquecida, mesmo depois de tantos anos longe da graduação, onde lá sim achávamos que poderíamos tudo.

Hoje sei que não posso tudo, mas que ainda posso muitas coisas. Às vezes tenho a impressão de que mal começou ainda... e as danças da virada... as viradas de corpo... o meu corpo de 20 que ressuscitou no corpo de quase 30... corpo que vive e que precisa ser lembrado de sua força e graça.

terça-feira, maio 08, 2007

Curitiba-Paranaguá




No feriado, fizemos essa viagem fantástica pro sul do Brasil com o intuito de fazer meus pais conhecerem um pouco dessa terra.

Passeio excelente, dias de frio e de sol, aventuras gastronomicas, hotel macio e cheiroso.

Melhor de tudo: esquecer de tudo, lembrar das pessoas que você ama tanto e lembrar que o tempo ao lado delas é precioso.

Impagável: presenciar a cara de seus pais ao descobrirem lugares deslumbrantes que você apresenta a eles.

Inesquecível: essa viagem de trem, que sai de Curitiba e vai até Paranaguá (litoral do Paraná).

A estrada é do século XIX e passa por lugares maravilhosos, com vistas exuberantes.

Marcadores:

quinta-feira, maio 03, 2007

Trend Hunters



Queridos leitores do Surto,


Como alguns de vocês já sabem, eu e duas amigas (Cristiane e Tatiana) estamos começando um trabalho de consultoria em tendências de consumo e comunicação juntos. Gostaria de convidá-los para visitar nosso site, opinar e recomendar! Alem do site temos uma comunidade e um perfil no Orkut, caso vocês queiram nos adicionar. Ah, também criamos um Blog, ainda provisório, mas já on-line. Seguem os endereços:


www.trendhunters.com.br

www.trendhuntersbrasil.blogspot.com

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27760039

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15118239720312817334



Vai lá, opine, divulgue, add.

Marcadores:

Traição

O tempo (e a energia) que consumia meus pensamentos e que se materializava na escrita deste blog está sendo dedicado a uma outra, a acadêmica.

Fase de detalhamento, pensar e repensar a experiência da produção científica.

Prazeiroza, não há dúvida, põe em cheque a capacidade de construção de um raciocínio. O que havíamos pensado que havia sido testado nos inúmeros testes e redações que fizemos ao longo da acadêmia, das provas e outras cincunstâncias acadêmicas, mostra-se realmente um trabalho mais dispendioso e abrangente no corpo de uma dissertação.

O sentimento é de uma produção nascendo.

Imprimir o trabalho finalmente foi quase comovente. Perceber o tamanho da sua produção no peso das folhas de sulfite.

Que venham as próximas fases, que me tirem e me tragam para o blog, mas que venham.